quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Falando nisso...

                                             O verdadeiro Patch Adms, Hunter "Patch" Adams é um médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos.



Sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas em nossas relações sociais como um todo, independente de lugar. Tem por opinião que o objetivo do médico não é curar e sim cuidar.


      Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos, sorrindo...
      

              Convencido da conexão poderosa entre o ambiente e o bem estar, acredita que a saúde de um indivíduo não pode ser separada da saúde da família, da comunidade e do mundo.
Atualmente Patch e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial.


      Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor. O filme mostra os conflitos que a medicina apresentava na época e continua ainda nos dias de hoje, apesar da semente implantada.

Fiquem Ligados!!!

        No próximo dia 22/10 será exibido durante nossa aula de Metodologia do Ensino de Matemática II, o filme " Patch Adams - O amor é contagioso".

         Assim vocês entederão um pouco mais do nosso Projeto Pedagogia Hospitalar!!

                                                

                                                                           Até lá...

Poema do filme Patch Adams - O amor é contagioso


“Não te amo como se fosses rosa de sal,
topázio, ou flechas de cravos que atiram chamas.
Te amo como se amam certas coisas escuras,
secretamente, entre a sombra e a alma.
Eu te amo sem saber como, nem quando e nem onde.
Te amo simplesmente,
sem complicações nem orgulho.
Assim te amo porque não conheço outra maneira.
Tão profundamente
que a tua mão no meu peito é a minha.
Tão profundamente
que quando fecho os olhos, contigo eu sonho.
É assim que te amo
e nada mais me importa.”
 
 
Pablo Neruda
 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sugestão de livro...

Gente, o livro " O futuro da Humanidade" de Augusto Cury é muito interessante. A cada página que lia só me lembrava do nosso projeto, Artes na Pedagogia Hospitalar, em como é importante no ambiente hospitalar o carinho de alguém (seja um médico, um pedagogo...), não importa quem seja, apenas alguém disposto a ouvir...Recomendo a todos que leiam O futuro da Humanidade, e possam refletir...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Filme

Selecionamos o filme "Patch Adams - o amor é contagioso" como um referencial ao nosso projeto, por se tratar de um filme lindo, que emociona a todos e o mais importante, atende a todas preocupações da Pedagogia Hospitalar.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nossa história...



O projeto  "Artes na Pedagogia Hospitalar" surgiu do interesse e da preocupação com as crianças e adolescentes hospitalizados que, por conta desta internação perdem seu convívio no ambiente escolar. Com a Pedagogia Hospitalar,por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, proporcionar a estas crianças uma continuidade de seu desenvolvimento intelectual, emocional, de sua aprendizagem, uma valorização de sua autoestima, assim como uma assessoria emocional e humanística, tanto para as crianças quanto para as famílias.